6/recent/ticker-posts

Pedal da Fé, de Senador Canedo a Trindade, completa 10 anos


Pedal começou em 2012 e este ano conta com 200 participantes, que vão percorrer 120 quilômetros de bicicleta até Trindade

Tradição em Senador Canedo, o Pedal da Fé chega a sua décima edição este ano. Evento começou em 2012, quando um grupo de ciclistas decidiu pedalar até a Basílica do Divino Pai Eterno em Trindade durante a Romaria do Divino Pai Eterno. À época, apenas seis pessoas participaram, e o percurso de asfalto foi percorrido ida e volta, totalizando 110 quilômetros. O número de participantes foi aumentando com o passar dos anos. Este ano, 200 ciclistas se inscreveram para o pedal, que acontecerá no sábado, dia 24. A concentração para começar o percurso será na Praça Criativa Central, a partir das quatro horas da manhã, a largada acontece as 7h.

Desde a segunda edição, em 2013, com o objetivo de incluir os praticantes de trilha, o percurso escolhido é o caminho dos carros de boi, de 120 quilômetros, em sua maioria de estradas de chão.

Da terceira edição, 2014, em diante, com o patrocínio de comerciantes locais e o apoio da prefeitura de Senador Canedo, os participantes começaram a utilizar camiseta padronizada e a contar com carro de apoio, lanche, prêmios de participação e até transporte de volta para Senador Canedo, para os ciclistas e as bicicletas. O Pedal também tem caráter filantrópico, e este ano espera bater o recorde de arrecadação de alimentos, mais de duas toneladas.

Segundo Luciano Júlio, ciclista que participa da organização do Pedal da Fé desde a primeira edição, este é considerado o maior evento do segmento no estado de Goiás.

"Não há outro com essa grandiosidade e organização. Já é algo que os ciclistas aguardam anualmente, pois une fé, tradição e emoção, aliado à promoção da saúde através do esporte. Quem vai em uma edição, não quer perder as próximas por nada. As vagas são muito concorridas, por isso a cada ano estamos ampliando o número de participantes".


O ciclista Hamilton Marques conta que todo ano faz parte do pedal, "Eu vi o Pedal da Fé nascer e me apaixonei. Nunca perdi uma edição, e todo ano fico ansioso pelo mês de junho. É com certeza o evento de pedal mais aguardado da cidade e um dos mais gratificantes também, pois une fé e a história de Goiás".

O prefeito Fernando Pellozo reitera o apoio da prefeitura. "É algo que nós fazemos questão de participar e ajudar, pois contribui para o cultivo de uma cultura de esporte na cidade, que é algo que a gestão tem como objetivo".


Informações por Victor Rodrigues / Fotos: Xande Manso / Secretaria de Comunicação

Postar um comentário

0 Comentários