Autarquia ofereceu formação gratuita por meio da Escola Pública de trânsito
O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) entregou, nesta sexta-feira, 30, os certificados a 54 pessoas que concluíram o curso de instrutor e examinador de trânsito oferecido gratuitamente pela autarquia. O curso teve duração de 208 horas-aula e foi ministrado pela Gerência de Educação de Trânsito do Detran por meio da Escola Pública de Trânsito.
A iniciativa busca qualificar profissionais para atuarem como instrutores e examinadores de trânsito. Foram oferecidas 70 vagas, mas só 54 participantes obtiveram aprovação em todas as disciplinas. Processos para abertura de novas turmas já estão em andamento, com previsão de publicação de um novo edital nas próximas semanas.
Os selecionados no curso pagaram apenas a taxa de averbação de R$ 37,14. Eles poderão se inscrever para o credenciamento como examinadores de trânsito da autarquia. Conforme o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, o curso é uma forma de qualificar profissionais para que tenham capacitação para atuar como instrutor e examinador de trânsito.
Atualmente, há carência de profissionais qualificados para o segmento. O Detran-GO aplica cerca de 30 mil exames práticos por mês. São realizadas, mensalmente, cerca de 120 bancas examinadoras em pouco mais de 90 municípios.
Segundo Delegado Waldir, o Detran-GO pretende universalizar a atividade, levando bancas examinadoras a todos os municípios e, consequentemente, reduzindo o custo da CNH. “Queremos que os candidatos não tenham que se deslocar de um município para outro para realizar o sonho de obter sua habilitação”, ressalta. Para isso, mais examinadores de trânsito serão ainda necessários.
0 Comentários