Fiscalização busca evitar acúmulo irregular de lixo
A Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), está intensificando ações contra o descarte irregular de resíduos sólidos em terrenos baldios e áreas públicas. Nos últimos meses, o número de denúncias sobre essa prática, considerada crime ambiental, conforme a Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal n° 9.605/98) e (Lei Municipal n° 1.794/2015), tem aumentado de maneira bastante alarmante. Além de ilegal, o descarte inadequado representa uma séria ameaça à saúde pública e ao meio ambiente, atraindo pragas como ratos e mosquitos transmissores de doenças, contaminando o solo e os recursos hídricos subterrâneos.
Os responsáveis pelos descartes irregulares de lixo estão sujeitos a multas que variam de R$ 500,00 a R$ 50.000,00, dependendo da gravidade da infração e do impacto ambiental causado. As fiscalizações e autuações visam coibir o desrespeito à legislação, buscando promover um ambiente mais limpo e seguro para toda a população.
A Prefeitura reforça a importância da participação ativa de todos os moradores na preservação do meio ambiente, utilizando os meios adequados de coleta e descarte de resíduos. O município disponibiliza pontos de coleta regular para resíduos comuns e recicláveis, incentivando a destinação correta dos materiais, além do Cata Treco ofertado pela Secretaria de Infraestrutura que pode ser solicitado pelo telefone: (62) 99253-9760.
Em caso de irregularidades, os cidadãos são orientados a denunciar (62 3512-1512), colaborando com as autoridades para que possam agir com rapidez e rigor. No mesmo número você pode buscar informações sobre os pontos de descarte adequados.
Por Bianca Nascimento / Fotos: Lucieni Soares
0 Comentários