Ação lançada nesta segunda, 6, prevê retirada de 50 toneladas de cabos de telefonia e internet inutilizadosO Projeto Rede Segura prevê a redução de fios de telefonia e internet em postes de energia em Senador Canedo. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura com o Ministério Público, contando com a colaboração da Equatorial e das empresas de telecomunicações, principais responsáveis pelos fios inutilizados. AMMA, Defesa Civil, Seinfra e SMT também participam do projeto.
O lançamento foi nesta segunda-feira, 6, com a presença do prefeito municipal Fernando Pellozo, vereadores, secretários municipais, órgãos de Segurança Pública, técnicos da Equatorial e empresas operadoras de telefonia e internet. A reunião faz parte da estratégia do projeto, que prevê a vistoria, para redução de cabos nos postes de energia. Em Senador Canedo, há legislação que determina a remoção de cabos inativos e inutilizados, a lei municipal nº 2532/2021.
"Temos um ordenamento jurídico que define este cuidado, a fiação em excesso com muitos fios inativos causam não só a poluição visual, são cabos que caem nas ruas, e muitas vezes representam acidentes de trânsito e com pedestres", explica o coordenador da Defesa Civil, Adriano Barcelos.
O empresário Lucas Pimentel descreve o desafio da tecnologia, do uso de cabos e fios. "O excesso de fios soltos polui visualmente a cidade, causa transtorno no trânsito e principalmente coloca em risco a vida das pessoas, por isso entendemos a necessidade de estarmos juntos nesta ação", enfatiza.
Não é só a poluição visual
O presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), Aclan Santos, descreve o excesso de fios e cabos nos postes da cidade como um problema ambiental e também de segurança.
"A poluição visual interfere na paisagem da cidade, mas não é só isso, prejudica na segurança, cada poste sustenta atualmente quase o triplo do suportado, que altera até a vida útil deles".
O prefeito Fernando Pellozo destacou a importância da parceria entre a Prefeitura, os órgãos de segurança, Ministério Público e empresas. "Como foi destacado pela promotora Marta Loyola, iremos fazer uma ação assertiva de prevenção, que vai deixar a cidade menos poluída, e garantir a segurança das pessoas nas ruas".
A promotora Marta Loyola destaca que a ação tem caráter educativo. "Todos estão sensibilizados e comprometidos com a ação", ressaltando que medidas punitivas só serão tomadas se houver resistência por parte das empresas de telefonia e internet. Segundo ela, o material retirado será destinado à reciclagem.
A retirada dos fios já teve início nesta segunda, monitorada pela Defesa Civil, com a participação da SMT, que garantirá a segurança no trânsito, sendo executada por técnicos da Equatorial e das empresas de telecomunicações. A fiscalização é da Agência Municipal de Meio Ambiente que intermediará a entrega dos materiais recolhidos para o programa de reciclagem Sukatec.
Com informações por Marcela Aires / Fotos: Marcos Aurélio da Secretaria de Comunicação
Ver mais sobre Senador Canedo AQUI
0 Comentários